Psicopedagogia
O que é a Psicopedagogia?

A Psicopedagogia une áreas como Psicologia, Pedagogia e Neurociência para compreender e tratar dificuldades de aprendizagem. Atua com intervenções personalizadas, em parceria com famílias e escolas, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

 

Quando buscar um Psicopedagogo?

Dificuldades persistentes: mesmo com apoio, o aluno continua com dificuldades para aprenderDéficit de atenção e concentração: prejudicam o foco e o rendimento escolar.Desmotivação: falta de interesse pelas atividades escolares, muitas vezes ligada a frustrações.
Problemas de leitura e escrita: como dislexia, disgrafia, disortografia, TEA, TDAH, TOC e outros transtornos.
  • Questões emocionais: ansiedade, baixa autoestima e outros fatores que impactam o aprendizado.
  • Adaptação escolar: dificuldade em lidar com mudanças de escola ou metodologia.

 

Quem é o Psicopedagogo?

O psicopedagogo é um profissional que avalia e intervém no processo de aprendizagem, identificando obstáculos e facilitando a aquisição de conhecimentos. Com uma abordagem interdisciplinar, ele atua dentro e fora do ambiente escolar, oferecendo suporte familiar e acadêmico 

Como é o atendimento de um Psicopedagogo?

O atendimento psicopedagógico busca identificar e compreender as dificuldades que afetam a aprendizagem — acadêmicas, cognitivas, emocionais, sociais ou físicas — e, a partir disso, desenvolver estratégias personalizadas para superá-las.

Por que o psicopedagogo pode ajudar?

Porque oferece intervenções específicas que melhoram o desempenho e promovem o desenvolvimento integral do paciente.

 

Por que o Psicopedagogo pode ajudar você?

O psicopedagogo ajuda a identificar dificuldades de aprendizagem, propõe estratégias personalizadas, estimula o autoconhecimento e desenvolve habilidades sociais, emocionais e acadêmicas.

Oferecemos parcelamentos para todos os nossos atendimentos, tanto clínicos quanto institucionais. Consulte-nos para mais informações! Além disso, disponibilizamos descontos especiais para usuários do SUS.

psicopedagogia,

Como trabalhamos a Psicopedagogia?

Nos atendimentos psicopedagógicos, utilizamos testes e atividades que ajudam a entender melhor as dificuldades na leitura, escrita e raciocínio. Ferramentas como a EOCA, as Provas Operatórias de Piaget e o Teste de Desempenho Escolar são adaptadas às necessidades de cada pessoa, desde crianças de 8 anos até idosos, sempre respeitando seu ritmo e jeito de aprender.
Nos atendimentos psicopedagógicos, utilizamos testes e atividades que ajudam a entender melhor as dificuldades na leitura, escrita e raciocínio. Ferramentas como a EOCA, as Provas Operatórias de Piaget e o Teste de Desempenho Escolar são adaptadas às necessidades de cada pessoa, desde crianças de 8 anos até idosos, sempre respeitando seu ritmo e jeito de aprender.
Na Psicopedagogia Institucional, o atendimento é voltado para grupos maiores, como alunos a partir de 9 anos, jovens, adultos e idosos em contextos como escolas, hospitais e empresas. As intervenções têm como objetivo promover a integração e o desenvolvimento de todos os envolvidos — sejam alunos, professores, pacientes ou equipes profissionais. Obs.: o valor é cobrado por sessão, com duração de 1 hora.
Na Psicopedagogia Institucional, o atendimento é voltado para grupos maiores, como alunos a partir de 9 anos, jovens, adultos e idosos em contextos como escolas, hospitais e empresas. As intervenções têm como objetivo promover a integração e o desenvolvimento de todos os envolvidos — sejam alunos, professores, pacientes ou equipes profissionais. Obs.: o valor é cobrado por sessão, com duração de 1 hora.
Parecer Psicopedagógico em vez de Diagnóstico na Conclusão do(s) Atendimento(s)

Diagnósticos e Limitações do Psicopedagogo

O psicopedagogo não realiza diagnósticos formais como Dislexia, TDAH, TEA ou Discalculia — esses são feitos por profissionais da área médica. Seu papel é identificar sinais de dificuldades de aprendizagem, levantar hipóteses e aplicar estratégias que ajudem a superá-las. Quando necessário, encaminha para avaliação médica e também apoia quem já possui um diagnóstico, promovendo desenvolvimento e autonomia no processo de aprender.
  • Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S):

    é uma entrevista com o paciente e sua família para discutir queixas, expectativas e hipóteses sobre a aprendizagem, visando construir uma perspectiva psicopedagógica. Como o psicopedagogo não emite diagnósticos formais (competência médica), ele analisa os problemas e, ao fim, oferece uma visão sobre eles, podendo indicar outros profissionais para apoio.

    Anamnese:

     é uma entrevista com pais, responsáveis ou o próprio adulto para coletar dados sobre gestação, nascimento, desenvolvimento motor, cultura, linguagem e vida escolar, auxiliando na avaliação psicopedagógica.

    No processo psicopedagógico utilizam-se: 

    Provas Operatórias de Piaget (nível cognitivo e lógico), TDE (leitura, escrita e aritmética), atividades lúdicas (aprendizagem e dificuldades), EOCA (conhecimento do paciente) e Teste ABC (comportamento e estratégias de aprendizagem). 


    Etapas do processo psicopedagógico:

    Entrevistas: com os pais, responsáveis ou o paciente, dependendo do caso. 
    Sessões de conversa: livres ou estruturadas, de acordo com o nível de lucidez do paciente. 
    Testes padronizados: aplicados conforme necessário. 
     Esses recursos são essenciais para a compreensão das dificuldades de aprendizagem e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas.

Quais são as principais funções do psicopedagogo?

Pesquisar psicopedagogia

Examinar as origens das dificuldades de aprendizagem, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto os emocionais.

Propor atividades ludicas

Sugerir atividades recreativas e abordagens para incentivar reações positivas no crescimento de indivíduos e coletivos.

Promover a integração

Fomentar a colaboração entre alunos, educadores e familiares. Realizar intervenções e ações preventivas com base em avaliações personalizadas.

Conduzir intervenções

Ações preventivas e intervenções personalizadas conforme a avaliação individual.

Estas são as principais dificuldades de aprendizagem, que trabalhamos para minimizar:

Discalculia

 

 DISCALCULIA: é incapacidade de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

Disgrafia

Para pacientes com DISGRAFIA nosso intuito é minimizar as causas. A Disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem que prejudica a expressão escrita e as habilidades motora fina… Para saber mais, clique no nosso robozinho ou preencha nosso formulário no final desta página.

 
dislexia
 

Para pacientes com transtorno de DISLEXIA, nosso objetivo é minimizar os impactos. A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta principalmente a capacidade de ler e compreender textos… Para saber mais, clique no nosso robozinho ou preencha o formulário ao final desta página.

desotografia

 

Com objetivo de minimizar o transtorno de DISORTOGRAFIA: que corre sob a dificuldades na escrita, especialmente na gramática, como omitir letras nas letras nas palavras, esquecer de marcas diacríticas, substituir sílabas, confundir sons. Disortografia é um transtorno de aprendizagem relacionado à dificuldade em escrever corretamente, especialmente com relação à ortografia… Para saber mais, clique no nosso robozinho ou preencha nosso formulário no final desta página.

 
TDAH1

Com o objetivo de minimizar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade… Para saber mais, clique no nosso robozinho ou preencha nosso formulário no final desta página.

Autismo
toc1
asperger
Psicopedagogia
Psicopedagogia
  • ATIVIDADES PRÁTICAS: 
    são fundamentais para a construção do pensamento científico, pois estabelece o diálogo entre teoria e prática, através de estímulos ocasionados pela experimentação.
    Atividades práticas para crianças, adolescentes e adultos, com Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 
     
    Metodologia lúdica, prática e dinâmica.

Apoio psicopedagógico, no reforço escolar, uma iniciativa que visa fortalecer as aprendizagens dos alunos que não alcançam a aula regular.

Psicopedagogia

 

Orientção escolar.
Orietação de monografia
Orietação vocacional e profissional
Realização de atividades práticas para pacientes
Assistência e orientação pedagógica
Na psicopedagogia, desenvolvemos atividades...

Apresenta dificuldades de concentração na escola ou no dia a dia? Nós podemos ajudar!

Psicopedagogia

Concentração: para quem estuda, a capacidade de se concentrar é fundamental. Mas apesar de ser importante, manter a concentração nem sempre é fácil, qualquer um que já precisou estudar um monte na véspera de uma prova sabe bem disso.

im

Orientação vocacional/profissional:

é importante na tomada de decisão para uma pessoa escolher seguir uma carreira profissional, mas é uma das etapas mais desafiadoras da vida, pois há tempo e dinheiro envolvido.
A escolha é complexa, envolve risco de perder tempo e dinheiro e é necessário um olhar psicopedagógico de forma responsável e decisória.

Psicopedagogia
Psicopedagogia
Psicopedagogia

A Psicopedagogia no âmbito empresarial visa fortalecer a relação entre colaboração e organização, humanizando o ambiente e alinhando o funcionário às diretrizes de aprendizagem funcional. Por meio dela, é possível intervir, tratar e resolver problemas, promovendo o crescimento tanto da pessoa quanto da instituição.

psicopedagogia hospitalar

Psicopedagogia hospitalar

O atendimento psicopedagógico com pacientes hospitalizados aborda problemas de saúde e dificuldades de aprendizagem, utilizando testes para aprimorar a aprendizagem em um ambiente fora da escola. Avaliações durante as sessões ajudaram na recuperação e reinserção escolar pós-alta. O psicopedagogo facilita as relações interpessoais, a escuta do paciente e a colaboração com a família e a equipe de saúde numa abordagem biopsicossocial integrada.

Equilíbrio emocional, em prol de favorecer a aprendizagem do aluno no ambiente hospitalar

Equilíbrio emocional, em prol de favorecer a aprendizagem do aluno no ambiente hospitalar

Aprimorar a consciência, em favor de minimizar tal dificuldade de aprendizagem enfrentada pelo paciente

Aprimorar a consciência, em favor de minimizar tal dificuldade de aprendizagem enfrentada pelo paciente

Precisa de afetividade no ambiente de aprendizagem

Precisa de afetividade no ambiente de aprendizagem

 

 

Resumo das atividades que atendemos em Psicopedagogia:

ATENDO CONVÊNIO:  Empresas e Prefeituras.

ATENDO CONVÊNIO:  Empresas e Prefeituras.

MISSÃO: intervir nas dificuldades de aprendizagem dos pacientes, tendo como objetivo a superação e a prevenção de fracassos escolares.Minimizar dificuldades de aprendizagem dos estudantes, assessorar pais, ou responsáveis, professores e instituições de ensino e empresas, visando o melhor rendimento.

MISSÃO: intervir nas dificuldades de aprendizagem dos pacientes, tendo como objetivo a superação e a prevenção de fracassos escolares.Minimizar dificuldades de aprendizagem dos estudantes, assessorar pais, ou responsáveis, professores e instituições de ensino e empresas, visando o melhor rendimento.

VISÃO: ser referência como Psicopedagogo, pela qualidade de aplicação de atividades lúdica e pratica de ensino, reconhecido dentro dos critérios estabelecidos de excelência tendo como prioridade a minimização dos distúrbios e dificuldades que afeta aprendizagem do educando.

VISÃO: ser referência como Psicopedagogo, pela qualidade de aplicação de atividades lúdica e pratica de ensino, reconhecido dentro dos critérios estabelecidos de excelência tendo como prioridade a minimização dos distúrbios e dificuldades que afeta aprendizagem do educando.

VALORES: buscar a satisfação do cliente - Comprometimento e Responsabilidade, inclusão e privacidade: respeitar a privacidade e diversidade promovendo a inclusão.

VALORES: buscar a satisfação do cliente - Comprometimento e Responsabilidade, inclusão e privacidade: respeitar a privacidade e diversidade promovendo a inclusão.

COMO FUNCIONA NOSSO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO?

ATENDIMENTOS DE DUAS FORMAS

ONLINE & PRESENCIAL: 

Psicopedagogia

< Online por meio, do  GOOGLE MEET.

 

PRESENCIAL: >

Com hora marcada e atendimento individualizado.

Horário de atendimento: por meio de  AGENDAMENTO.

Psicopedagogia
Psicopedagogia
Psicopedagogia

 

Preencha o formulário, para que possamos lhe atender melhor:

 

Oferecemos parcelamentos para todos os nossos atendimentos. Consulte-nos para mais informações!